Foto: Ronald Mendes (Diário/Arquivo)
Morreu na madrugada desta quinta-feira (14) o artista plástico Jonessy Jonard Moreira Nunes, aos 72 anos, vítima de câncer. Jonessy era natural de Porto Alegre, mas morava em Santa Maria há mais de 50 anos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Consagrado na cultura do município, Jonessy confeccionou o palco temático da Tertúlia Musical Nativista na sua 18ª edição. Antes disso, já havia sido responsável pela produção da arte de 11 edições do evento. Neste ano, ele também assinou a marca da Tertúlia. Além disso, foi diretor da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan, secretário da Cultura e ganhou o concurso de artes da 12ª Califórnia da Canção de Uruguaiana.

Escreveu a letra "Detrás da Vidraça”, que conquistou a 17ª edição da Tertúlia, em 1999, com a interpretação de Miguel Marques. O artista vinha há alguns anos lutando contra o câncer, conforme relata o enteado, Ismael Campos, 24 anos, mas que nunca deixou de lado a sua paixão pela arte:
– Ele era um artista completo: era músico, compositor, artista plástico. E também gostava de jogar futebol. Apesar de já estarmos esperando por esse momento, a partida do Jonessy tocou a todos profundamente. Acreditamos que ele precisava descansar, mas a tristeza está aqui, assim como o legado que ele deixou – relata.
Em 2018, o Diário produziu uma matéria especial com o artista, na qual ele relata sua trajetória e produções.

Despedida
O velório ocorre na Capela Araucária, do Memorial São Martinho, até as 19h. O corpo de Jonesy será cremado no Crematório Santa Rita de Cássia.